Tipos de Vinhos

Faça sua reserva

O universo da enologia é amplo e repleto de designações que identificam os tipos de vinhos. O Acontece no Costão de hoje vai explicar como são classificados os vinhos de acordo com a classe, a cor, o teor do açúcar e o tipo de uva.

Classe 

De Mesa (Vinhos Finos ou Nobres, Especiais, Comuns e Frisantes ou Gaseificados): Possuem graduação alcoólica de 10° a 13° GL. 

Leve: Possui graduação alcoólica de 7° a 9,9° G.L. 

Espumante: Vinho que passou por uma segunda fermentação. Possui graduação alcoólica de 10° a 13° G.L.; 

Composto: Graduação alcoólica de 15° a 18° G.L., possui adição de macerados e/ou concentrados de plantas, substâncias minerais ou de origem animal, álcool etílico potável e açúcares ao vinho. 

Licoroso: Doce ou seco, possui graduação alcoólica de 14° a 18° G.L. 

Cor 

Branco: Elaborado a partir de uvas brancas ou escuras, e fermentação sem cascas. 

Rosé: Produzido com breve contato com uvas escuras e separação das cascas que dão a pigmentação a bebida. Também é possível fabricar um vinho rosé misturando o vinho branco com o tinto.

Tinto: Elaborado com uvas escuras e suas respectivas cascas. 

Teor de Açúcar 

Seco: 5 gramas de açúcar por litro; 

Meio Doce (demi-sec): 5 gramas a 20 gramas de açúcar por litro; 

Suave: Acima de 20 gramas de açúcar por litro. 

Tipos de uva

Cabernet Sauvignon
Cabernet Sauvignon é a uva mais popular para produção de vinhos. Apropriada para vinhos de mesa e tipo tinto, seco e harmonizados no amargor e aroma. 

Malbec 
Produz bons vinhos de mesa encorpados e amargos, secos e tintos. 

Chardonnay
Uva branca nobre, produz bons vinhos brancos de mesa ou espumantes, com sabor seco ou demi-sec. Também é destinada ao preparo de champagnes.

Merlot 
Com sabor similar a Cabernet Sauvignon, possui aroma frutado e sofisticado. Própria para vinhos de mesa, secos e tintos. 

Pinot Noir
Pode ser utilizada para produzir tanto vinhos de mesa, quanto espumantes, em vinhos de mesa brancos ou tintos. Suave e delicada, produz vinhos muito saborosos. 

Tannat 
Possui sabor característico e cor intensa. Pode ser preparada com blends com Merlot para ser suavizada. Usada na fabricação de vinhos de mesa tintos e secos. 

***

Você pode experimentar os diversos tipos de vinhos e aprender mais sobre a bebida no pacote Wine Experience*. Confira informações do pacote clicando aqui.

* O pacote Wine Experience conta com o apoio da importadora de vinhos Decanter.

Pacotes