Mise en place: Tudo em seu lugar

Faça sua reserva

O pacote Semana da Pátria, que acontecerá de 07 a 11/09, contará com uma oficina da escola de gastronomia curitibana Espaço Gourmet

Para este Acontece no Costão o Márcio Silva, que é Diretor Geral do Espaço Gourmet, trouxe o significado do “mise en place” - termo muito utilizado na área, e também algumas dicas para o procedimento. Vamos conhecer?

***

Mise en place é uma expressão em francês, que significa literalmente "posta no lugar". Ou seja, é simplesmente deixar todos ingredientes e elementos da receita prontinhos, já no jeito para que você execute a sua receita corretamente. 

Segundo o Larousse Gastronomique, mise en place é o “conjunto de operações que precedem a preparação propriamente dita de cada serviço de restauração. Na cozinha profissional, a mise en place é um procedimento obrigatório que facilita e organiza todas as operações necessárias para a elaboração de qualquer preparação”.

Em grandes restaurantes, existem funcionários só para cumprirem essa função: picar, fatiar, organizar e deixar ali tudo pronto para o chef preparar o prato. É uma etapa muito importante, pois assim tudo fica organizado, e não se corre o risco de esquecer alguma parte da receita.

Fazer a mise en place não é só uma forma de organizar o processo de confecção de um prato, mas uma etapa essencial para o sucesso da receita. Isso porque, não adianta nada amarrar o avental e ligar o forno, se antes não for feito um processo de checagem de utensílios e ingredientes. E se no meio do trabalho, você descobre que não tem aqueles dois ovos que a receita pede? 

A prática também evita “acidentes”, como queimar algo na frigideira enquanto se corta a cebola na tábua; perder o ponto de cozimento da massa enquanto o molho está sendo preparado. Quando tudo já está à mão, erros que podem ser fatais para o resultado final são minimizados.

Para evitar problemas, organizar a cozinha e poupar tempo, siga os passos abaixo:

1. Leia toda a receita (não pule nenhum trecho!)

2. Cheque se você possui os ingredientes e aparatos necessários (se não tiver, faça uma lista e boas compras!)

3. Verifique detalhes de preparo na receita, como tempo de preaquecimento do forno, tempo de geladeira, etc.

4. Coloque os utensílios e aparelhos na sua bancada.

5. Separe os ingredientes já na quantidade certa em bowls individuais (se tiver itens de geladeira, volte com o bowl para o ambiente resfriado)

6. Descasque, pique, rale e esprema o que for necessário.

7. Distribua o material na bancada de acordo com a ordem da utilização.

8. Mãos à obra!

***

Os alunos da Oficina Gourmet do VIP Curitiba terão uma explicação mais detalhada do assunto, e também aprenderão a preparar um prato seguindo as dicas acima. Se interessou? Então compre o pacote clicando aqui.

Pacotes