Dicas para realizar um churrasco

Faça sua reserva

O ato de reunir amigos e parentes para realizar um bom churrasco faz parte da tradição dos brasileiros. Mas para que o churrasco seja um evento de sucesso, é necessário planejar tudo com antecedência, e cuidar com os detalhes necessários. Não sabe por onde começar? Então confira algumas dicas no Acontece no Costão de hoje:

Espaço: O espaço escolhido deverá ser amplo, bem ventilado e com mesas e cadeiras disponíveis para acomodar todos os convidados. O ideal é um ambiente aberto para a fumaça não impregnar o local, porém com proteção para o caso de chuva. Tenha uma pia com torneira e lixeiras disponíveis também.

Participantes: Toda a organização do churrasco começa com a definição do número de convidados, pois é a partir disso que serão calculados as quantidades de alimentos e bebidas a serem servidos. Faça a sua lista. 

Compras: Além das carnes e bebidas, alguns utensílios e itens são essenciais: pratos, copos, talheres (podem ser descartáveis) e guardanapos para todos, facas afiadas, garfo para churrasco, espetos, grelha, tábua de madeira. E também cooler ou isopor grande, sacos de gelo, acendedores de churrasqueira ou álcool gel, sacos de carvão, sal grosso (1kg para cada 10 participantes) e temperos diversos. 

Alimentos: Calcular em média 600gr de comida por pessoa (400g de carnes + 200g de acompanhamentos). As carnes mais comuns para churrasco são: Coração e asas de frango, linguiça toscana (esses três servidos primeiro, como aperitivo), costela suína e bovina, alcatra, cupim, maminha, picanha e carré de cordeiro. Os acompanhamentos mais comuns são: arroz branco, farofa, maionese, vinagrete, salada com folhas verdes, verduras e legumes diversos, pães francês e de alho e espetinhos de queijo coalho.

Bebidas: As mais comuns para churrascos são cerveja, refrigerante, suco, caipirinha e água. Calcule mais ou menos 500ml de refrigerante ou 3 garrafas de cerveja por pessoa. Você também poderá alugar um barril de chopp, se o evento for para muitos convidados.

Sobremesas: Escolha opções leves para facilitar a digestão: pudins, gelatinas, sorvetes ou saladas de frutas são boas alternativas.

Churrasqueira: Acender a churrasqueira 30min antes do horário de início do churrasco, com o auxílio de álcool gel ou pedras próprias para acendimento, até a brasa ficar vermelha. Manter o fogo médio e acrescentar carvão nas laterais da churrasqueira a cada 40 minutos. Importante: nunca deixar a carne queimar, estar sempre checando o ponto. Deixe uma pessoa encarregada na função ou contrate um churrasqueiro.

***

Que muitos pais são especialistas na função de churrasqueiros, todos nós sabemos! Agora, que tal presentear o seu pai com um pacote especial, que contará com um workshop especial sobre churrascos, além de outras atrações, como um show do Almir Sater? Confira as informações aqui. #diadospais

Pacotes